Não sei de onde me surgiu essa lembrança. O meu professor Eduardo Francisco Crespo, excelente Promotor de Justiça - depois promovido a Procurador de Justiça - contou numa das aulas sobre Júri que trabalhou numa cidade onde ocorrera um homicídio em que a vítima era um filhinho de papai que gostava muito de humilhar as pessoas. Esse jovem invadiu uma festinha familiar para a qual não fora convidado e foi logo tirando uma das moças para dançar mas como ela não queria, começou a força-la. O irmão dela foi até lá e mandou o riquinho parar de perturbar a moça. O intruso chamou o irmão da moça para a briga e quando estavam se enfrentando o irmão sacou a arma e deu um tiro no desafeto. No dia do Júri estava o Dr. Crespo como Promotor e a família da vítima contratou o melhor advogado da região como assistente de acusação. O Advogado de defesa, um jovem modesto, recém saído dos bancos da faculdade iniciou sua defesa dizendo: Gente! Estou tão certo de que meu cliente será absolvido que acho que não precisarei falar muito. ___ Olha só, o Dr. Crespo, pessoa competentíssima e que me deu tantas aulas de Direito e o colega que está assistindo a acusação é dos mais renomados. Se a vítima tivesse razão, se fosse inocente, sua família não precisaria juntar dois profissionais dessa envergadura para tentar condenar o réu. Em seguida tirou de uma bolsa dois litros de leite e foi dizendo: Eis os meus honorários! Estão vendo aquela velhinha de 82 anos. é a vó do réu e eu disse que não queria nenhuma compensação financeira mas ela insistiu em me pagar com esses dois litros de leite. Se os senhores quiserem condenar o rapaz, condenem, mas estarão condenando essa mulher à morte, pois o neto é quem sempre a sustentou com o suor do seu trabalho. Resultado 7 votos a O pela absolvição. O Júri foi anulado em razão dos jurados não se aterem às provas e no outro julgamento o humilde advogado disse: Sei que a acusação vai insistir na prova dos autos, mas esses autos são um monte de papéis e meu cliente é um jovem trabalhador e sua vovó é uma pessoa que precisa muito dele. Nova absolvição por 7X0.
A foto é do Dr. Eduardo Francisco Crespo, A quem presto minha homenagem como pessoa e como profissional do Direito.
Carlos Souza
Enviado por Carlos Souza em 06/03/2014
Alterado em 06/03/2014